sábado, 18 de setembro de 2010

Pimenta da Jamaica

Espécie: Myrtaceae

(Pimenta offcinalis), ou ainda pimenta de coroa, da família das Mirtáceas, é nativa das Américas, México e Oriente e seus frutos são pequenas bagas muito aromáticas que se encontra em pó ou grãos.

Encontra-se em forma de baga, usada preferencialmente moída na hora. Aplica-se bem em conservas, marinadas, carnes de caça, charcutaria, doces, tortas e pudins, devido ao seu sabor pouco picante e ligeiramente adocicado.

O seu sabor é bastante apreciado e lembra a combinação de canela, noz-moscada e cravo-da-índia. No interior dos frutos contém duas sementes que depois de beneficiadas dão um sabor especial às conservas, e servem para condimentação de carnes e mariscos. A pimenta-da-jamaica branca é ideal para carnes brancas, maioneses e molhos brancos, por ser mais suave. A preta é indicada para carnes vermelhas.

A pimenta moída serve para aromatizar bolos, biscoitos, pudins, carnes, sopas e molhos. A Jamaica é o maior produtor com cerca de 70% da produção mundial. Ë cultivada também em outros países, como o México, Costa Rica, Guatemala, Cuba e Brasil. No estado da Bahia é explorada comercialmente na região do Baixo Sul nos municípios de Ituberá, Camamu, Nilo Peçanha e Valença. No Francês = poivre de la Jamaica; No Inglês = allspice; No Espanhol = pimienta deJamaica; No Italiano = pepe della Giammaica.

A Pimenta da jamaica (Pimenta dioica) é uma árvore que chega a medir até 10 metros, da família das mirtáceas. Tal espécie de árvore possui casca lisa e acinzentada, folhas coriáceas, flores em cimeiras axilares e frutos bacáceos. Nativa da América Central e Caribe, sua madeira é própria para o fabrico de bengalas, e a casca, os frutos e as sementes são estimulantes, carminativos, aromáticos e sucedâneos da pimenta do reino. Também é conhecida pelos nomes de murta-pimenta, pimenta e pimenta de coroa.

As folhas desta árvore têm aplicações medicinais (ex.: em males ginecológicos ou como analgésico) e no fabrico de cosméticos e perfumes. A madeira utiliza-se para construção de móveis e de edifícios rurais.

As flores são úteis para a produção de mel e as árvores para o ensombramento de cafetais, como cercas vivas ou como ornamentais. É nativa dos neotrópicos aos quais se restringe a sua distribuição atual (México, Belize, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Cuba e Jamaica).



Origem: Oeste da Índia e América Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário