sábado, 18 de setembro de 2010

Pimenta Datil Red

Espécie: Capsicum chinense
Origem: St. Augustine, Florida, EUA.
Nível de capsaicina - 300.000 SHU na escala Scoville.

Essa pimenta ficou famosa ao ser cultivada pelos moradores de St. Augustine, mas acreditam alguns especialistas que ela foi levada pelos espanhóis do Caribe para a Florida, durante o período colonial. Quer seja verdade ou não, hoje faz parte da cultura local, tornando-se uma de suas marcas. O nome Datil, em espanhol significa “data”, mas o motivo pelo qual a pimenta recebeu o nome ficou perdido no tempo e ninguém sabe ao certo.

A planta prefere clima tropical úmido, com solo profundo e rico. Uma boa medida para compor o substrato é 1 parte de areia, 2 de terra e 1 de húmus. É de porte médio-alto, atingindo em média 120 cm de altura, sendo interessante fixa-la em um tutor, pois é bem produtiva e o peso dos frutos pode fazê-la tombar.

Suas flores brotam em número de três a cinco por nó, com corola branco-esverdeada sem manchas difusas na base dos lóbulos e com anteras azuladas.

Os frutos são pendentes, do tipo habanero alongados, medindo de 7 a 8 cm de comprimento por 3,5 de diâmetro, nas colorações verde (imaturo), passando por tonalidades laranja, até atingir o vermelho vivo (maduro), contendo em seu interior uma média de 25 sementes de cor palha, que germinam no período entre 14 e 20 dias. A colheita se inicia 120 dias após a semeadura e cada planta, em condições de cultivo satisfatórias, pode produzir de 60 a 80 frutos. São bem pungentes, com nível de capsaicina em torno de 300.000 SHU na escala Scoville. Em sua região de origem, pelo seu sabor frutado, é usado no preparo de molhos para acompanhar pratos a base de frutos do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário