quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pimenta Caynne

Espécie: Capsicum annuum.
Origem: Guiana.
Nível de pungência médio, de 30.000 a 50.000 SHU.

E uma das variedades mais cultivadas no mundo. Seu nome deriva da cidade de Caiena, capital da Guiana Francesa. Cayena. A planta atinge em media 95 cm de altura por 60 cm de largura. Flores únicas por nó, com corola branca e anteras cinza-azuladas. Os frutos verdes (imaturos) e vermelhos (maduros) são longos e delgados, muitas vezes retorcidos, com a superfície irregular formando gomos.

Atingem em media de 10 cm de comprimento por 1,5 de largura, terminando em uma ponta aguda. Nível de pungência médio, de 30.000 a 50.000 SHU. É usada de todas as formas na culinária, mas seu principal uso é em pó, pois tem as paredes finas, ideal para a desidratação.

Além de saborosa, é uma pimenta que concentra a maior quantidade de vitaminas.

Originária da Guiana Francesa é uma mistura de pimentas vermelhas como a malageta, dedo-de-moça entre outras. Encontrada em pó na coloração vermelha, tem sabor forte e pungente. É bastante utilizada nas cozinhas mexicana e tailandesa para temperar molhos, peixes e aves.

Curiosidade: Existem muitas variedades de Cayenne, desde as gigantes que chegam a 20 cm de comprimento, ate as miniaturas, com 1,5 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário