quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pimenta Bolivian Rainbow

Espécie: Capsicum annuum.
Origem: Bolívia.

Essa variedade foi cultivada e selecionada por séculos na Bolívia. É uma planta esplendorosa que atrai a atenção do olhar por sua beleza e delicadeza. Seu nome deriva da variedade de cores que seus frutos apresentam, compondo um verdadeiro arco-íris de tonalidades, lembrando pequenas lâmpadas de árvore de natal. Suas flores e folhas também são belíssimas, tornando essa variedade uma das pimentas ornamentais mais cobiçadas no mundo. Um detalhe interessante na Bolivian Rainbow, é que seus frutos apresentam um sabor agradável, o que não é comum nas variedades ornamentais.

A planta não tolera solos encharcados, podendo-se usar para compor seu substrato 1 parte de areia, 1 de terra e 1 de húmus, cuidando de colocar uma camada de cacos de telhas ou cerâmica no fundo do vaso para facilitar a drenagem. É de porte baixo, atingindo entre 60 a 90 cm de altura por 30 a 45 cm de largura, por isso podem ser plantadas satisfatoriamente em vasos com volume de 7 a 10 litros.

Suas hastes são eretas e verde – lilás escuras, quase totalmente roxas devido a presença intensa de antocianina, o mesmo acontecendo com suas folhas, verde-roxas brilhantes.

Suas flores brotam solitárias em cada nó, com pedicelo ereto na antese, possuindo corola com pétalas lilás, semitransparentes e sem manchas difusas na base dos lóbulos, com anteras também de coloração lilás. Seus frutos, não decíduos, brotam em grandes quantidades, podendo-se às vezes contar até trezentos por planta. Os pedicelos assumem posição ereta e não apresentam constrição anular na junção com o cálice.

 Possuem formato cônico curto, nas dimensões de 1,9cm de comprimento por 1,3 cm de diâmetro, a passam por uma grande variedade de tonalidades, começando do roxo, passando pelo amarelo quase branco, amarelo claro, amarelo ouro, várias tonalidades de laranja, até atingir o vermelho profundo que caracteriza o fruto maduro. São muito picantes, com pungência em torno de 5 na escala de calor. Embora sejam cultivados mais por sua beleza, seus frutos podem ser usados para temperar pratos à base de carne de aves e porco, pois são de sabor agradável. Compõem também arranjos de muita beleza quando usados em conservas de frutos inteiros em potes transparentes.


Um comentário: