sábado, 23 de outubro de 2010

Pimenta Aji

(Capsicum Baccatum)
(Ardência : de 30.000 a 50.000 Scoville)

Embora o termo AJI seja amplamente utilizado na América Latina (com exceção do Brasil), para designar diferentes tipos de pimentas, o correto seria emprega-lo apenas para se referir às plantas da família Capsicum Baccatum. Seus frutos, em geral, são amarelos (daí sua denominação), mas também podem Ter cor vermelha-alaranjada. De formato fino, medem entre 7 e 12 com de comprimento e têm 1,5 cm de diâmetro. Seu sabor lembra o de uma fruta tropical, com um leve toque de amoras. Fresca ou seca, pode ser utilizada em molhos, ensopados e picles.

Ají Amarillo


É a pimenta mais usada no Peru. Também é conhecida como ají verde, ají fresco e ají escabeche. A pimenta amarela é comprido em forma de dedo, com uma pele brilhante cor amarelo-alaranjado. Não é picante e tem um sabor aromático um pouco afrutado.

Ají Limo

Pimenta de cor amarela, verde, vermelha ou lilás, muito pequeno e bem picante. É usa principalmente para cebiche e tiradito. Para suavizar seu sabor, tire as sementes e as veias, depois deixe de molho em água com vinagre e açúcar por 5 min. Escorra bem e prosiga com a receita.

Ají Mirasol


É o ají amarillo seco ao sol. Tem uma pele enrugada de cor cobre-alaranjado. E deve ser bem lavado antes de utilizar.

É um condimento muito usado na culinária peruana. O ají mirasol uma vez tostado ou também de molho, é moído para obter ma pasta ou pó que serve para temperar e colorir os pratos.

Ají Panca

É uma variação similar do ají mirasol. De cor roxa escura dá um sabor mais “maderizado” às preparações. No Peru também é conhecido como ají colorado. O ají panca uma vez tostado ou também de molho, é moído para obter ma pasta ou pó que serve para temperar e colorir os pratos.



Um comentário:

  1. Essa pimenta é o componente principal dos temperos para taco?

    Solano

    ResponderExcluir