domingo, 24 de outubro de 2010

Pimenta Scotch Bonnet

(Capsicum Chinese)
(Ardência : 250.000 Scoville)

De sabor forte e picante, com um leve toque frutal e aroma de defumado, essa pimenta lembra o Habanero, tanto em aparência quanto em paladar. É muito popular na Jamaica, onde entra na composição de um grande número de pratos, como o molho de jerk e o curries caribenhos. No entanto, acredita-se que seja originária do México e, aos poucos, os consumidores brasileiros também estão descobrindo o potencial desse delicioso tempero. Seus frutos são irregulares e enrugados. Medem entre 2,5 e 4 cm de comprimento, com um diâmetro de 2 a 4,5 cm. Antes de amadurecerem, apresentam coloração verde escura. Depois mudam para o alaranjado e, finalmente, ganham um tom vermelho intenso, ou cor de pêssego, ou mesmo amarela.

Você Sabia?

O mito do CHILLI

O famoso chilli com carne é um dos pratos mais famosos da culinária mexicana e também da cozinha americana da região do Texas. Feito à base de carne, pimenta picante, especiarias, cebola, tomates e feijão, pode ser encontrado pronto nas prateleiras dos supermercados desde 1898, quando a marca Gerbhardt lançou uma versão industrializada, que ajudou a popularizar ainda mais essa especialidade. E, claro, o chilli com carne não tem nada a ver com as pimentas que, em várias partes do mundo, como na Índia, também são chamadas de chilli.

Curiosidades!

Tesouros a descobrir

Atualmente, contam-se mais de 150 variedades de Pimentas catalogadas no mundo, todas derivadas apenas de 5 espécies que são consideradas domesticadas. Há também as espécies silvestres (nativas) – aproximadamente 30 ou 40 – as quais, eventualmente, são usadas em cruzamentos para tornar os cultivos comerciais mais resistentes a doenças e pragas. Isso sem contar inúmeras outras variedades que os botânicos acreditam que sequer foram ainda descobertas, especialmente na Mata Atlântica Brasileira.

Tamanha diversidade entre as Capsicum é propiciada pela facilidade com que ocorrem cruzamentos entre os exemplares de uma mesma espécie e até de espécies diferentes. Quando esses cruzamentos acontecem, apenas a primeira geração é de sementes híbridas – ou seja, incapazes de se reproduzir. Depois, novos cruzamentos vão sendo estabelecidos, num processo lento e que tem nos insetos, principalmente nas abelhas melíferas, seu principal agente de diversificação. Além disso, as Capsicum pertencem a uma espécie de reprodução genética autógama (em que as flores são hemafroditas e se auto-fecundam).



Um comentário:

  1. Olá, boa noite, achei um post seu sobre pimenta macaco, e linkei seu post ao meu blog, espero que são se incomode, qualquer coisa eu tiro o link, ok? Obrigada! Paula

    ResponderExcluir