sábado, 23 de outubro de 2010

Pimenta Tabasco

(Capisicum frutescens)
(Ardência : 50.000 Scoville)

Tabasco é o nome de uma pequena cidade mexicana que manteve intensas atividades comerciais com a cidade de Nova Orleans nos Estados Unidos, em meados do século 19. Pelo que se sabe, foi de lá que se originou essa deliciosa e picante pimenta que conquistou o mundo da gastronomia.

Os frutos do TABASCO são eretos e tem cerca de 7cm de comprimento e 1 cm de largura. Antes de amadurecerem são amarelos, mas depois tornam-se alaranjados e, finalmente, vermelhos. Cada planta produz em média 100 frutos. Seu grau de pungencia varia de 30 mil a 50 mil unidades Scoville, e 8 na escala de temperatura. Sua polpa é muito utilizada no preparo de peixes e, quando fresca, pode ser adicionadas a saladas.

Curiosidades!

Aceitação Mundial

No Brasil, as pimentas são cultivadas nas regiões de clima quente e frio. E, nos últimos dez anos, vem se firmando como ítem de grande importância tanto na culinária quanto no comércio nacionais. Graças ao seu vasto território, nosso país oferece inúmeros espaços propícios ao plantio de pimentas diversas. Por isso, grandes empresas multinacionais já estão se dedicando a esse tipo de cultivo e promovendo a exportação das pimentas brasileiras para os Estados Unidos, a Alemanha, a China, o Japão e vários outros países.

Com suas cores, aromas e pungência, as pimentas aguçam os sentidos, estimulam o apetite e, em alguns casos até beneficiam a saúde. Seu sucesso, portanto, está garantido nas mesas do mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário