sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Pimenta Beni Highlands

Espécie: Capsicum chinense.
Origem: Bolívia. Pungência: 42.240 SHU.

Excelente para pratos que pedem frutos grandes, carnudos e pouco ardidos, como pimentas recheadas e saladas.

Variedade natural do estado boliviano de Beni, localizado a nordeste daquele país, onde faz fronteira com o estado brasileiro de Rondônia. Muito resistente e produtiva, cresce 90 cm de altura por 60 cm de largura. Prefere o clima quente e úmido, típico das florestas tropicais, com solo profundo e rico em matéria orgânica.

As flores, de pedicelo inclinado na antese, surgem em numero de 3 a 5 por nó, com corola branco-esverdeada, sem manchas na base dos lobos das pétalas, e anteras de coloração azul.

Frutos, pendentes, em formato de ponta de flecha, terminando em um ápice afilado, com dimensões de 5 x 2,3 cm. Surgem em grandes quantidades, deixando a planta muito bonita. Com a superfície um tanto irregular, apresentam coloração verde escura (imaturo), que passa gradualmente ao amarelo intenso brilhante (maduro). São muito aromáticos, com o sabor típico das Habaneros misturado a um toque cítrico. Cada fruto contém uma média de 30 sementes de cor creme, que germinam em um período de 10 a 18 dias. A colheita, muito abundante, se inicia 160 dias após a semeadura, para frutos maduros. Em sua região, é usada fresca no preparo de um molho à base de tomates, que é usado para temperar vários tipos de pratos. Fica ótima em conservas tipo picles e, por possuir as paredes relativamente delgadas, pode facilmente ser desidratada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário