domingo, 24 de outubro de 2010

Pimenta Chora Menino

(Capisicum Chinense)
(Ardência : de 30.000 a 50.000 Scoville)

Seu fruto arredondado e de cor amarela chama a atenção pelo tamanho generoso – mede entre 3 e 4 cm de diâmetro e atinge até 5 cm de comprimento. Sua picância apresenta uma característica curiosa: é imperceptível num primeiro momento, mas alguns minutos depois após a degustação, manifesta um forte ardor. Mais conhecida na região Nordeste brasileiro, especialmente na Bahia, costuma ser usada em saladas, peixes, caldos e sopas.

Você Sabia?

Seleção de espécies de pimentas

A domesticação de uma espécie se dá quando o homem interfere nesse processo de seleção natural. Nesse caso, ele define, de acordo com os seus interesses de cultivo, produtividade e qualidade, quais são as características que deseja perpetuar. E, assim, passa a selecionar sementes apenas das plantas em que essas características ocorrem de forma mais nítida.

Atualmente, as variedades cultivadas que entram na categoria de espécie domesticadas são:
  • Capsicum Annuum
  • Capsicum Baccatum
  • Capsicum Frutescens
  • Capsicum Chinese
  • Capsicum Pubescens.
Outra variedade, de grande valor comercial no Brasil, é a Cumari, uma espécie Silvestre, que pertence ao grupo Praetermissum. A classificação de uma pimentas em um outro grupo se dá pela análise de pungência, coloração, tamanho e formato dos frutos, além do porte da planta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário