domingo, 24 de outubro de 2010

Pimenta Fidalga

(Capsicum Chinese)
(Ardência : 50.000 Scoville)

Muito conhecida em algumas regiões do brasil, especialmente no interior de São Paulo e no Sul de Minas Gerais, essa pimenta, que alguns chamam de Cabacinha, adquire uma bela cor alaranjada quando está madura. Apresenta formato campanulado, com 4 cm de comprimento e cerca de 1,5 a 2,5 cm de largura.

Curiosidades

A origem da unidade que mede ardência das pimentas, denominada Scoville

Em 1912 um químico chamado Wilbur Scoville que trabalhava para a companhia farmacêutica Parker Davis desenvolveu um método para medir o nível de "calor" das pimentas. O teste foi chamado depois de, " Scoville Organoleptic Teste ".

No teste original, Wilbur misturou pimentas puras moídas com açúcar e água. Provadores tomavam a solução em concentrações crescentemente diluídas, até que eles alcançaram o ponto que o líquido já não queimava a boca. Um número foi então dado a cada pimenta, baseado em quanto precisou ser diluída até que eles já não pudessem provar (sentir) o calor. É um procedimento de diluição subjetivo, levando em conta o gosto.

A ardência (ou fator de calor) das pimentas é medida em múltiplos de 100 unidades. Da Sweet Bell, zero unidades de Scoville ao poderoso Habanero, 500,000 unidades de Scoville! A substância que faz uma pimenta tão quente é chamada Capsaicina, que fica entre 15,000,000 e 16,000,000 unidades de Scoville!

Um comentário:

  1. tenho esta pimenta, em casa esta plantada no jardim e não sei como lidar com ela .esta pimenta da o ano inteiro ? obrigada cris

    ResponderExcluir