domingo, 24 de outubro de 2010

Pimenta Orange Habanero

(Capsicum chinese)
(Ardência : 500.000 Scoville)

Os frutos dessa variedade podem ser encontrados em diversas cores : do verde escuro ao alaranjado, e do laranja-avermelhado ao vermelho intenso depois de maduros. Sua forma lembra um lampião, com mais ou menos 5 cm de comprimento e de 3 a 4 cm de diâmetro. A palavra habanero significa de havan, e essa variedade é muito difundida na Península de Yucátan, no México. É a pimenta mais picante que se tem conhecimento, sendo de 30 a 50 vezes mais ardida que o Jalapeño. Por isso, é bom Ter cuidado ao manuseá-la, para evitar irritações nos olhos e nos dedos.

Apesar da forte picância, seu sabor único e as cores intensas combinam perfeitamente com pratos à base de tomates. Quando maduro, o fruto torna-se levemente doce, a as nuanças frutais se acentuam. Tende a ser muito confundida com a scotch bonnet, da qual difere basicamente no formato. É muito utilizada em molhos, marinados de frutos do mar e picles.

Curiosidades!

Pimenta, quase um vício!

Dizer que alguém é “viciado” em pimenta pode ser uma expressão menos exagerada que parece à primeira vista. Basta analisar o efeito que o ardor da pimenta provoca em nosso organismo, para entender por que quem a come com frequencia tende a consumi-la em quantidades cada vez maiores. É que sua picância causa uma sensação semelhante a de uma queimadura, e o cérebro, pra compensar o desconforto, libera a produção das chamadas “endorfinas”. Essas substâncias, liberadas também quando praticamos algum esporte produzem uma ação analgésica prolongada e intenso bem-estar. Muitos a comparam a uma espécie de “morfina natural” e atribuem a elas a irresistível atração que as pimentas exercem sobre o paladar humano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário