sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Pimenta Arriba Saia ou Umbigo de Tainha

(Capsicum Chinense)
Origem Brasil. Pugencia: +/- 250.000 SHU.

Essa pimenta, natural dos Estados Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, recebe também outros nomes, dependendo da região. Em alguns Estados, como Alagoas, ela é também conhecida como Umbigo de Tainha. Alguns peixes da espécie da Tainha possuem um pré-estômago, como se fosse um tipo de moela, que é chamado pelos pescadores de “umbigo”. Segundo a literatura científica, esse umbigo corresponde ao estômago pilórico triturador (Poznanin 1968). O formato anatômico desse órgão é semelhante ao dessa pimenta pimenta o que originou o nome da variedade. Em outras regiões também é conhecida por “Arriba Saia”, em referência ao fato de, por ela ser muito ardida, as moças abanavam a boca com a saia para aliviar o ardor que sentiam ao prova-las.

A planta é vigorosa, crescendo em torno de 1,50m de altura, com hastes verdes que apresentam antocianina nodal. Gosta de clima quente e úmido, com solo fértil, profundo e bem drenado. As flores surgem em numero de 2 a 3 por nodo, com pedicelo inclinado na antese, anteras azul-violeta e corola branco esverdeada.

Os frutos assumem posição pendente e apresentam constrição anular na junção cálice/pedicelo. Muito pungentes, possuem formato campanulado irregular, nas cores verde (imaturo) e amarelo alaranjado (maduro), com uma média de 50 sementes de cor creme que germinam entre 10 e 14 dias. A colheita se inicia 150 dias após a semeadura.

No litoral do Nordeste é muito usada na culinária para o preparo de molhos feitos na hora, esmagada fresca com caldo de peixe, cebola, alho e coentro picadinhos, no acompanhamento de frutos do mar.

11 comentários:

  1. Amigo Mineiro.

    Parabenizo-o pelo blog,estava a procura de informações sobre pimentas quando deparei com esta pagina sobre a cozinha mineira e gostei muito da informações completas sobre pimentas.

    Abração

    Coelho

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que vou colaborar com informações da pimenta no nordeste,mas só daqui a seis meses porque vou plantar as pimentas mais ardidas do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Caro Senhor. Tem sementes da pimenta Arriba-a-Saia que me pudesse dispensar?
      E se tiver a sua pimenta é mesmo a genuína? Agradeço. A Oliveira Monteiro

      Excluir
  3. a dedo de moça ja deu certo. Arriba saia também. me esperem eu sou o pimentinha.

    ResponderExcluir
  4. E ai Antônio já tem sementes de pimentas dedo de moça e arriba saia para vender eu tenho intereçe pois estou plantano algumas especies para comercializaçao e preciso de algumas especies caso tenha como me forneçer sementes me avisa LUIZ ALVES

    ResponderExcluir
  5. ONDE CONSIGO PIMENTA ARRIBA SAIA

    ResponderExcluir
  6. Ótima colaboração! Obrigado pelas informações

    ResponderExcluir
  7. faz mais de 15 anos que busco semente desta pimenta, por acaso vc pode conseguir pra mim? ficarei para o resto da vida agradecida.

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite, Preciso dessas sementes de Pimenta Umbigo de Tainha, me ajude por favor, meu email: tekamira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. As sementes planto secas ou assim qdo extraio ?

    ResponderExcluir
  10. Qual arde mais? Dedo de moça ou arriba saia?

    ResponderExcluir