sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Pimenta Arriba Saia ou Umbigo de Tainha

(Capsicum Chinense)
Origem Brasil. Pugencia: +/- 250.000 SHU.

Essa pimenta, natural dos Estados Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco, recebe também outros nomes, dependendo da região. Em alguns Estados, como Alagoas, ela é também conhecida como Umbigo de Tainha. Alguns peixes da espécie da Tainha possuem um pré-estômago, como se fosse um tipo de moela, que é chamado pelos pescadores de “umbigo”. Segundo a literatura científica, esse umbigo corresponde ao estômago pilórico triturador (Poznanin 1968). O formato anatômico desse órgão é semelhante ao dessa pimenta pimenta o que originou o nome da variedade. Em outras regiões também é conhecida por “Arriba Saia”, em referência ao fato de, por ela ser muito ardida, as moças abanavam a boca com a saia para aliviar o ardor que sentiam ao prova-las.

A planta é vigorosa, crescendo em torno de 1,50m de altura, com hastes verdes que apresentam antocianina nodal. Gosta de clima quente e úmido, com solo fértil, profundo e bem drenado. As flores surgem em numero de 2 a 3 por nodo, com pedicelo inclinado na antese, anteras azul-violeta e corola branco esverdeada.

Os frutos assumem posição pendente e apresentam constrição anular na junção cálice/pedicelo. Muito pungentes, possuem formato campanulado irregular, nas cores verde (imaturo) e amarelo alaranjado (maduro), com uma média de 50 sementes de cor creme que germinam entre 10 e 14 dias. A colheita se inicia 150 dias após a semeadura.

No litoral do Nordeste é muito usada na culinária para o preparo de molhos feitos na hora, esmagada fresca com caldo de peixe, cebola, alho e coentro picadinhos, no acompanhamento de frutos do mar.

5 comentários:

  1. Amigo Mineiro.

    Parabenizo-o pelo blog,estava a procura de informações sobre pimentas quando deparei com esta pagina sobre a cozinha mineira e gostei muito da informações completas sobre pimentas.

    Abração

    Coelho

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que vou colaborar com informações da pimenta no nordeste,mas só daqui a seis meses porque vou plantar as pimentas mais ardidas do mundo.

    ResponderExcluir
  3. a dedo de moça ja deu certo. Arriba saia também. me esperem eu sou o pimentinha.

    ResponderExcluir
  4. E ai Antônio já tem sementes de pimentas dedo de moça e arriba saia para vender eu tenho intereçe pois estou plantano algumas especies para comercializaçao e preciso de algumas especies caso tenha como me forneçer sementes me avisa LUIZ ALVES

    ResponderExcluir
  5. ONDE CONSIGO PIMENTA ARRIBA SAIA

    ResponderExcluir