domingo, 24 de outubro de 2010

Pimenta Malagueta

(Capsicum frutescens)
(Ardência : de 60.000 a 100.000 Scoville)

Uma das pimentas mais conhecidas e utilizadas no Brasil, é muito cultivada na Zona da mata mineira e no interior de São Paulo. Conforme a região produtora, pode-se encontrar duas variáveis da mesma planta: as menores, chamadas de malaguetinha, e as maiores, denominadas malaguetão. Todas são idênticas nos quesitos de ardido e coloração.

Antes de estarem maduros, seus frutos apresentam coloração verde. É nesse estágio que costumam ser consumidos em minas Gerais.

Depois, tornam-se vermelhos e atingem dentre 1,5 cm e 3 cm de comprimento e de 0,4 a 0,5 cm de largura. Na culinária, a pimenta malagueta é muito apreciada em pratos à base de peixes e carnes, além de estar presente em receitas típicas, como o famoso acarajé baiano. Em São Paulo, há uma preferência pela malagueta madura e vermelha. Muito utilizada e plantada na China e na Tailândia, a malagueta tem elevado grau de ardência. Em Portugal, o termo malagueta serve para designar um grande numero de pimentas.

Você sabia?

A origem do nome Pimenta

O termo pimenta vem do latim pigmentum, que significa pintar. Seu sentido original era o de matéria corante. Depois, passou a indicar uma especiaria aromática, para finalmente designar o fruto de PIPER NIGRUM – a popularmente conhecida pimenta-do-reino. Hoje, no entanto, em muitos lugares é usado indistintamente tanto para designar a pimenta-do-reino quanto para as pimentas de gênero Capsicum.

Pode-se dizer que Colombo foi um dos responsáveis por essa confusão de nomenclatura. Em 1492, quando se lançou à procura de novas rotas para as ilhas das especiarias, ele estava em busca da pimenta-do-reino. Mas não somente errou o destino, indo parar na Ilha de San Salvador, no Caribe, como também entendeu que a picância presente nos pratos locais devia-se ao uso da pimenta-do-reino. Só com o tempo, percebeu-se que os frutos responsáveis pela agradável picância das receitas locais eram de outro tipo, mas aí a denominação de “pimenta” já estava difundida para designar também as variedades do gênero Capsicum, hoje chamadas de pimentas hortícolas. Já a palavra CHILLI, de origem asteca, serve para nomear os frutos do gênero Capsicum em vários países, entre os quais os Estados Unidos. Da mesma forma, o termo AJI é usado, nos países andinos, para designar uma variedade, enquanto, no Brasil, consagrou-se o termo Pimenta; em Portugal, malagueta; e na Hungria, páprica.

Um comentário:

  1. A pimenta malagueta, curtida em oleo, sem sal
    é um remedio para queimaduras. Utiliza-se da seguuinte forma, na area queimada, passa-se de modo suave o oleo curtido na pimenta, nem bolha levanta, o interessante que na região em que ocorreu a queimadura, nao arde. Afirmo pq ja utilizei em uma queimadura que sofri. Não fica nem sinal posteriormente. Seria conveniente alguem, fazer uma pesquisa sobre o componente que age como colagene naturalmente

    ResponderExcluir